Boas vindas ao LIED

Para muitas turmas esse é o primeiro ano que terão contato com o laboratório de informática. Preparamos algumas aulas de boas vindas e com algumas regrinhas para o uso do LIED.
Nesses primeiros dias, é importante trabalhar essas regras para que as crianças entendam que esse é um ambiente especial, com equipamentos delicados e que só depende deles a preservação do mesmo.

Para as turmas do primeiro ano e dos turnos que não tinham acesso ao LIED preparamos o seguinte esquema:

1 - Vídeo passado no datashow com regras e com explicações sobre periféricos dos computadores.

2- Explorando o Gcompris, com jogos de cordenação motora, utilização do mouse com arrastar e clicar.

Vídeo Regras







Aprendendo a usar o computador





Carnaval no LIED

A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
A proposta de se trabalhar as marchinhas de carnaval vem da necessidade de levar nossos alunos a conhecer um pouco da história cultural de nosso país e de sua população, levando o aluno a reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira,sua origem e suas características; Identificar músicas de Carnaval; Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos; Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem; Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições.


Em nossas aula, os alunos irão assistir pequenos vídeos sobre o carnaval, desenhos animados e uma apresentação de Carmem Miranda. Após irão jogar alguns joguinhos onde devem enfeitar os personagens para um baile de mascaras.
Vídeo











JOGO FANTASIAS DE CARNAVAL











Carmem Miranda



A Canoa Virou

Para culminar nossa sequencia didatica montamos nosso mural!

As crianças adoraram!!!




Dinâmicas para o primeiro dia de aula

Como começar o primeiro dia de aula?
 Essa é uma pergunta que sempre nos fazemos. Por mais experiência que tenhamos, cada ano é um ano novo, é uma turma diferente e sempre passamos pela mesma ansiedade. Queremos que nossos alunos tenham uma boa impressão e que gostem da professora nova.
Então, nada melhor do que fazer da sala de aula um lugar agradável, um lugar onde as crianças são felizes, onde se escutam crianças gargalhando.
O primeiro dia de aula é um momento de apresentação, um momento onde as crianças devem se entrosar e as dinâmicas são ótimas para dar início ao relacionamento entre os alunos.

Tudo sobre mim

Reuna todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

                                          
                                                                               Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

Projeto: "Arte por toda Parte"

No final de 2013 tive uma pequena experiência com as Obras de Romero Brito e fiquei encantada. Observei também, o trabalho de algumas colegas com as Obras de Tarsila do Amaral e pude observar que os alunos se dedicaram bastante e que o trabalho, apesar de muito cansativo, obteve excelentes resultados.
Sai de féria e vim pra casa pensando em voltar em 2014 e fazer algo diferente. Queria muito algo que me desse material para orientar meu trabalho o ano letivo inteiro.....então pensei.....são tantos artistas brasileiros maravilhosos, a arte é tão ampla que vou ter material e assunto pra trabalhar com meus alunos por muito tempo.
Então mãos a obra!!!
Pra começar já comprei meu caderno de planejamento e estou preparando as capinhas dos cadernos dos meus alunos.

Volta as Aulas

É, falta pouco para o período letivo retornar. Já estou pensando em mil coisas para fazer com meus alunos. Esse ano vou trabalhar no LIED com as turmas do 1º ao 3º ano e vou lecionar para a turma do 2º ano. Logo, logo irei começar a postar atividades, se alguém quiser me ajudar será bem vindo!!!!

PROJETO TARSILA DO AMARAL

Turmas do 3 ano trabalhando as obras de Tarsila do Amaral no LIED e em sala de aula com releituras das obras.
Para culminar, foi feita uma exposição dos trabalhos na Festa da Primavera. As professoras Neucilene, Beatriz, Sany e Marcinéia estão de parabéns. Ficou Lindo!!!!

Filme sobre Tarsila do Amaral







Concurso de Fotografias da Primavera

No mês de setembro fizemos em nossa escola uma festa da primavera.  Cada turma colaborou de uma maneira diferente.

As turmas do 4 ano participaram com um concurso de fotografias. As fotografias eram tiradas por eles e ficaram em exposição para que os visitantes da feira pudessem votar na que mais gostaram.

A minha aluna tirou em segundo lugar!!!