O CORPO HUMANO

A turma do 3 ano está trabalhando o corpo humano em seus conteúdos de ciências e a professora solicitou que aqui no LIED fizessemos o mesmo trabalho.
Então, vamos lá!!!!
Iniciaremos nossa aula com um vídeo, que apesar de estar em português de Portugal, dará para os alunos entenderem bem.

Vídeo (clique aqui)
Após o vídeo, poderemos acessar a internet nos joguinhos abaixo:

O jogo do corpo (clique aqui)

O Corpo - Discovery kids (Clique aqui)

Escola Games - Corpo Humano (clique aqui)

Smart kids - Corpo Humano (clique aqui)

ADOTANDO UM AUTOR

Neste mês de maio, iremos inicial o trabalho chamado "Adotando um autor" e a primeira autora apresentada será RUTH ROCHA.
Conversaremos sobre a autora, assistiremos vídeos sobre a vida e a obra, confeccionaremos murais e diversas atividades sobre seus livros. Cada dia faremos uma leitura deleite com um livro de Ruth Rocha.
Em nosso caderno de leitura, exploraremos bastante o livro "Palavras, muitas palavras..." da autora.

Vida e obra

 Livros de Ruth Rocha




Aula sobre Família

Semana passada fizemos uma Sequencia sobre a família  de cada um.
Fizemos leitura de alguns livros, trabalhamos lista de palavras com o Alfabeto móvel, desenhamos, pintamos e muito mais.

Ai está um pouquinho de nossa semana!








SEQUENCIA DIDÁTICA: HIGIENE

Para trabalhar a higiene com meus alunos pensei em fazer uma sequencia com música: "O SAPO NÃO LAVA O PÉ"

Partindo da música iremos abordar o assunto, os alunos apos ver o clip irão dizer o que mais eles acham que o sapo não gosta de fazer e assim iniciaremos nossa proposta.

Clip: O SAPO NÂO LAVA O PÉ
 

Usaremos o alfabeto móvel para montar as palavras da música.



 Montagem da música em tiras e ilustração:



VARAL MURAL

Conversa sobre os hábitos de higiene do sapo, associando aos nossos hábitos e confecção do mural da higiene.



PÁSCOA NO LIED

A Páscoa está chegando, e com ela surge a necessidade de trabalharmos com nossos alunos o verdadeiro significado desta data.
É importante trabalharmos o lado lúdico, as brincadeiras e o lado comercial, porém não é só isso que a Páscoa significa. Nossos alunos precisam conhecer a história e entender que o lado religioso, que o espirito de generosidade, de fraternidade, de amor ao próximo devem sempre ser mais importantes.
No LIED iremos trabalhar no mês de abril a sequencia Páscoa em conjunto com os professores.

PLANO DE AULA - AMIGO DA ÁGUA



 1ª. AULA – (semana 1) -  Conversa informal sobre o tema. 
Considerando a importância de levar nossos alunos a pensar sobre a necessidade da água potável para nossas vidas, iremos, no LIED, desenvolver com nossos alunos atividades utilizando as tecnologias da informação. Nos tempos atuais, onde os alunos tem acesso direto a internet, acreditamos que as aulas com o uso dessas tecnologias se tornarão mais interessantes, com atrativos que conversam intimamente com a realidade digital.


Após conversar com os alunos e explicar que durante o mês de março iremos falar bastante sobre a água, iremos buscar na INTERNET os vídeos abaixo para assistirmos:

Após assistirmos o vídeo que ilustra o assunto de maneira lúdica, iremos fazer uma visita ao site do grupos Águas do Brasil, iremos até a página da concessionária de Nova Friburgo ler sobre o Projeto que  participaremos e as turmas de 3º.ano irão fazer uma visita a casa interativa.






 Os alunos irão acessar sites com jogos educativos




2ª. AULA – (semana 2) – Hoje iremos acessar o blog do nosso laboratório para visualizar as fotos da aula passada, curtir e comentar as mesmas, após iremos acessar o Projeto Água já postado no blog e iremos fazer as atividades ali propostas.





Vídeos




Sites com jogos sobre a água para os alunos escolherem livremente quais querem visitar:



O.T.: Franciane Mury